6 dicas para escolher a sua seguradora

Seu seguro de forma simples e rápida

Encontre os melhores artigos

6 dicas para escolher a sua seguradora

Contratar a melhor seguradora é o objetivo de qualquer cliente que possua um automóvel. Afinal, se o segurado contrata uma seguradora ruim, acaba tendo que lidar com uma cobertura ineficiente e/ou um valor muito alto no mercado.

No Brasil, há a vantagem de que há muita disponibilidade de seguradoras, de seguros e de corretores de seguros. Dessa forma, o cliente interessado no melhor acordo pode reunir as propostas e comparar.

Contudo, como escolher a melhor seguradora e o melhor seguro para carros? Prossiga com a leitura e tenha a resposta abaixo!

Nice looking woman, beautiful girl with curly ginger hair. Wearing white off-shoulder blouse. Touching her lip and thinking. Watching to the right at copy space, isolated over orange background

O que é um seguro de automóvel e por que uma escolha ruim pode ser péssima para o cliente?

“No Brasil, há uma grande busca na contratação de apólices, tendo tido um aumento de 9,4% apenas em 2018.” (Fonte: FenaPrevi)

O seguro auto se trata de um produto com coberturas para o automóvel contra roubo, furto, colisões, acidentes e afins. Após o cliente contratar esse produto, é papel da seguradora lidar com todos os riscos que o veículo sofre.

Se ocorrer um sinistro, e ele estiver dentro da cobertura, a seguradora se responsabiliza pelas despesas envolvidas. Nisso, a proteção pode ser parcial (o cliente lida com parte das despesas) ou integral (a seguradora lida com tudo).

Se o cliente optar pela cobertura parcial, deve lidar com a franquia do seguro, que é a participação do segurado quando ocorre o sinistro. Ela pode ser básica, aumentada ou reduzida, cabendo ao cliente escolher a melhor opção.

Por que é tão ruim fazer uma péssima escolha de seguro veicular?

Apenas ter um seguro não significa que o cliente está devidamente protegido – é necessário ter o melhor seguro para carros e outros veículos. Escolher de maneira ruim uma seguradora é quase como não ter um seguro para proteger.

Ao fazer uma escolha negativa, o segurado pode ter de lidar com:

  • Descumprimento de cláusulas contratuais;
  • Descumprimento das normas legais e direitos estabelecidos ao consumidor;
  • Atendimento ruim ao cliente;
  • Falta de pagamento para os sinistros;
  • Demora na emissão das apólices;
  • Entre outros problemas.

Essas dificuldades podem ser contornadas ao fazer uma boa escolha. Para lhe ajudar, aqui vão algumas dicas para escolher a melhor seguradora!

Como escolher a seguradora: 6 dicas essenciais para uma boa escolha!

Antes de qualquer coisa, o cliente deve fazer o seguinte: consultar o cadastro da seguradora na Superintendência de Seguros Privados ou Susep. No seu site, rapidamente o cliente pode ver se a empresa possui autorização para funcionar.

Ser uma seguradora regular é o primeiro passo para ser uma empresa confiável. Contudo, há ainda mais dicas que deve seguir para fazer a melhor escolha!

1. Consulte a reputação da empresa no mercado

Após pesquisar a autorização da empresa na Superintendência de Seguros Privados, o cliente deve consultar a reputação e imagem dela perante os clientes. Isso pode ser feito de três formas:

  • Consultando no Reclame Aqui, para ver se a seguradora possui muitas reclamações de clientes e como ela lida com isso;
  • Consultando segurados ou ex-segurados, que podem ser pessoas de grupos nas redes sociais ou figuras próximas;
  • Pesquisando o reconhecimento da empresa em órgãos, revistas e premiações da área.

2. Pesquise a situação financeira da empresa

A empresa pode ter um seguro de automóvel de renome, mas quando não administra as finanças bem, a qualidade cai. Por isso que o cliente deve consultar a estabilidade financeira da seguradora.

As seguradoras costumam publicar anualmente suas demonstrações financeiras e realizam auditorias internas e externas. Essa transparência é um bom sinal para a empresa e permite que o cliente consulte sua estabilidade.

Se a situação da empresa não estiver boa, é melhor passar direto – uma empresa com instabilidade financeira acaba não conseguindo indenizar em situações de sinistro.

3. Escolha as coberturas que precisa

Muitos clientes se animam demais e acabam contratando tudo que é cobertura. Contudo, ele deve escolher coberturas que são condizentes com a realidade. Por isso, o cliente deve avaliar atentamente quais coberturas são oferecidas e quais são necessárias.

Afinal, o valor do seguro tem relação direta com a quantidade de coberturas. Proteções demais encarecem muito o plano e o cliente nem sequer vai usar a maioria. Contudo, não deve economizar demais, pois vai sentir a falta quando ocorrer o sinistro.

Algumas coberturas comuns são:

4. Cuidado com os serviços adicionais no seguro de automóvel

Em complemento à dica anterior, o cliente deve fazer outra coisa: observar se o corretor de seguros está empurrando coberturas a mais. Como dito anteriormente, deve-se contratar o que é necessário apenas.

Por isso, o cliente deve ler a apólice da seguradora para ver se não há coberturas a mais que não contratou.

5. Conheça a estrutura da seguradora

Para saber que está contratando o melhor seguro para carros, o cliente deve conhecer a estrutura da seguradora para sinistros. Através de conhecidos e de grupos nas redes sociais, ele deve:

  • Perguntar sobre a velocidade do atendimento;
  • Questionar a qualidade do seguro.

Por fim, a empresa deve oferecer inúmeros canais para comunicação e reclamação!

6. Compare as seguradoras de carros

Por fim, com as informações que reuniu sobre as principais opções de seguro auto, o cliente deve comparar as seguradoras. Isso pode ser feito de maneira manual ou através de sites para simulação de seguro.

A última forma é a melhor opção, pois permite avaliar cada seguradora lado a lado!

Para ter um bom seguro veicular, é necessária uma ótima seguradora

Ao buscar por uma seguradora, o cliente não deve se ater apenas à qualidade mais básica: o valor do seguro. Ele precisa consultar a situação da empresa, a qualidade do seu serviço, suas coberturas e a qualidade de atendimento.

Qualquer cliente deve contar com uma seguradora confiável, que vai ser capaz de lidar com os sinistros a qualquer momento! Lembre-se de sempre verificar se a sua contratação é oficialmente de uma seguradora ou corretora associada a SUSEP. Como explicamos no artigo das associações de proteção veicular, você precisa entender as diferenças e os riscos envolvidos de não contratar uma empresa oficialmente registrada na superintendência de seguros.

LSI: seguro automóvel, seguro veicular, melhor seguro para carros.

Palavras-chave secundárias: melhor seguradora, valor do seguro, superintendência de seguros privados, corretor de seguros, seguro auto.

Tenha um seguro que é como você, digital!

Artigos Relacionados

homem-apontando-para-dica
Dicas
Se você deseja obter a CNH e no momento não tem condições financeiras para arcar...
Give me five, buddy. Photo of pretty dark skin lady raise arm up greets friends, overjoyed wear casual yellow t-shirt isolated green background
Seguros
Nós da SegUp queremos que você tenha um preço mais justo no seu seguro, e...
mulher-acidente-de-bicicleta
Dicas - Seguros
O Seguro DPVAT foi criado em 1974, com o objetivo de proteger todos os brasileiros...
homem assustado
Dicas
Todos que possuem um plano de saúde ficam ansiosos ao final do ano com o...