6 dicas para escolher a sua seguradora

Seu seguro de forma simples e rápida

Encontre os melhores artigos

6 dicas para escolher a sua seguradora

Contratar a melhor seguradora é o objetivo de qualquer cliente que possua um automóvel. Afinal, se o segurado contrata uma seguradora ruim, acaba tendo que lidar com uma cobertura ineficiente e/ou um valor muito alto no mercado.

No Brasil, há a vantagem de que há muita disponibilidade de seguradoras, de seguros e de corretores de seguros. Dessa forma, o cliente interessado no melhor acordo pode reunir as propostas e comparar.

Contudo, como escolher a melhor seguradora e o melhor seguro para carros? Prossiga com a leitura e tenha a resposta abaixo!

Nice looking woman, beautiful girl with curly ginger hair. Wearing white off-shoulder blouse. Touching her lip and thinking. Watching to the right at copy space, isolated over orange background

O que é um seguro de automóvel e por que uma escolha ruim pode ser péssima para o cliente?

“No Brasil, há uma grande busca na contratação de apólices, tendo tido um aumento de 9,4% apenas em 2018.” (Fonte: FenaPrevi)

O seguro auto se trata de um produto com coberturas para o automóvel contra roubo, furto, colisões, acidentes e afins. Após o cliente contratar esse produto, é papel da seguradora lidar com todos os riscos que o veículo sofre.

Se ocorrer um sinistro, e ele estiver dentro da cobertura, a seguradora se responsabiliza pelas despesas envolvidas. Nisso, a proteção pode ser parcial (o cliente lida com parte das despesas) ou integral (a seguradora lida com tudo).

Se o cliente optar pela cobertura parcial, deve lidar com a franquia do seguro, que é a participação do segurado quando ocorre o sinistro. Ela pode ser básica, aumentada ou reduzida, cabendo ao cliente escolher a melhor opção.

Por que é tão ruim fazer uma péssima escolha de seguro veicular?

Apenas ter um seguro não significa que o cliente está devidamente protegido – é necessário ter o melhor seguro para carros e outros veículos. Escolher de maneira ruim uma seguradora é quase como não ter um seguro para proteger.

Ao fazer uma escolha negativa, o segurado pode ter de lidar com:

  • Descumprimento de cláusulas contratuais;
  • Descumprimento das normas legais e direitos estabelecidos ao consumidor;
  • Atendimento ruim ao cliente;
  • Falta de pagamento para os sinistros;
  • Demora na emissão das apólices;
  • Entre outros problemas.

Essas dificuldades podem ser contornadas ao fazer uma boa escolha. Para lhe ajudar, aqui vão algumas dicas para escolher a melhor seguradora!

Como escolher a seguradora: 6 dicas essenciais para uma boa escolha!

Antes de qualquer coisa, o cliente deve fazer o seguinte: consultar o cadastro da seguradora na Superintendência de Seguros Privados ou Susep. No seu site, rapidamente o cliente pode ver se a empresa possui autorização para funcionar.

Ser uma seguradora regular é o primeiro passo para ser uma empresa confiável. Contudo, há ainda mais dicas que deve seguir para fazer a melhor escolha!

1. Consulte a reputação da empresa no mercado

Após pesquisar a autorização da empresa na Superintendência de Seguros Privados, o cliente deve consultar a reputação e imagem dela perante os clientes. Isso pode ser feito de três formas:

  • Consultando no Reclame Aqui, para ver se a seguradora possui muitas reclamações de clientes e como ela lida com isso;
  • Consultando segurados ou ex-segurados, que podem ser pessoas de grupos nas redes sociais ou figuras próximas;
  • Pesquisando o reconhecimento da empresa em órgãos, revistas e premiações da área.

2. Pesquise a situação financeira da empresa

A empresa pode ter um seguro de automóvel de renome, mas quando não administra as finanças bem, a qualidade cai. Por isso que o cliente deve consultar a estabilidade financeira da seguradora.

As seguradoras costumam publicar anualmente suas demonstrações financeiras e realizam auditorias internas e externas. Essa transparência é um bom sinal para a empresa e permite que o cliente consulte sua estabilidade.

Se a situação da empresa não estiver boa, é melhor passar direto – uma empresa com instabilidade financeira acaba não conseguindo indenizar em situações de sinistro.

3. Escolha as coberturas que precisa

Muitos clientes se animam demais e acabam contratando tudo que é cobertura. Contudo, ele deve escolher coberturas que são condizentes com a realidade. Por isso, o cliente deve avaliar atentamente quais coberturas são oferecidas e quais são necessárias.

Afinal, o valor do seguro tem relação direta com a quantidade de coberturas. Proteções demais encarecem muito o plano e o cliente nem sequer vai usar a maioria. Contudo, não deve economizar demais, pois vai sentir a falta quando ocorrer o sinistro.

Algumas coberturas comuns são:

4. Cuidado com os serviços adicionais no seguro de automóvel

Em complemento à dica anterior, o cliente deve fazer outra coisa: observar se o corretor de seguros está empurrando coberturas a mais. Como dito anteriormente, deve-se contratar o que é necessário apenas.

Por isso, o cliente deve ler a apólice da seguradora para ver se não há coberturas a mais que não contratou.

5. Conheça a estrutura da seguradora

Para saber que está contratando o melhor seguro para carros, o cliente deve conhecer a estrutura da seguradora para sinistros. Através de conhecidos e de grupos nas redes sociais, ele deve:

  • Perguntar sobre a velocidade do atendimento;
  • Questionar a qualidade do seguro.

Por fim, a empresa deve oferecer inúmeros canais para comunicação e reclamação!

6. Compare as seguradoras de carros

Por fim, com as informações que reuniu sobre as principais opções de seguro auto, o cliente deve comparar as seguradoras. Isso pode ser feito de maneira manual ou através de sites para simulação de seguro.

A última forma é a melhor opção, pois permite avaliar cada seguradora lado a lado!

Para ter um bom seguro veicular, é necessária uma ótima seguradora

Ao buscar por uma seguradora, o cliente não deve se ater apenas à qualidade mais básica: o valor do seguro. Ele precisa consultar a situação da empresa, a qualidade do seu serviço, suas coberturas e a qualidade de atendimento.

Qualquer cliente deve contar com uma seguradora confiável, que vai ser capaz de lidar com os sinistros a qualquer momento! Lembre-se de sempre verificar se a sua contratação é oficialmente de uma seguradora ou corretora associada a SUSEP. Como explicamos no artigo das associações de proteção veicular, você precisa entender as diferenças e os riscos envolvidos de não contratar uma empresa oficialmente registrada na superintendência de seguros.

LSI: seguro automóvel, seguro veicular, melhor seguro para carros.

Palavras-chave secundárias: melhor seguradora, valor do seguro, superintendência de seguros privados, corretor de seguros, seguro auto.

Tenha um seguro que é como você, digital!

Artigos Relacionados

Excited and intrigued young blond girl in white dress, hurry up and make order on online shopping site before discount ends, enter credit card digit numbers to mobile phone, pink background.
Dicas
Nem sempre conseguimos utilizar de um serviço do plano de saúde, seja por não ter...
Mulher com celular
Dicas
Em geral, as pessoas conversam mais sobre como contratar um plano de saúde e quais...
homem-uber-com-mascara
Dicas - Seguros
Trabalhar como motorista de aplicativo[1]  se traduz em mais riscos para o carro – afinal,...
homem assustado
Dicas
Todos que possuem um plano de saúde ficam ansiosos ao final do ano com o...