O que é a classe de bônus do seguro?

Seu seguro de forma simples e rápida

Encontre os melhores artigos

O que é a classe de bônus do seguro?

Ao lidar com seguro auto, seja na compra da apólice pela primeira vez ou ao renovar seguro, é comum se encarar com alguns termos desconhecidos. Classe de bônus é um desses termos – e um capaz de lhe dar um senhor desconto.

O bônus do seguro é uma ferramenta que funciona de maneira progressiva na apólice e está atada ao CPF do motorista. Conhecer mais sobre ela e como funciona lhe permitirá uma maior economia com o seu seguro.

Mas como funciona a tabela de classe de bônus do seguro? Como saber a classe de bônus do seguro? Há perda de bônus do seguro auto? Saiba de tudo isso agora!

O que é a classe de bônus do seguro?

“Com o risco ou a queda de renda de fato no Brasil, mais motoristas buscam por seguros mais baratos e enxutos.”

A classe de bônus se trata de uma categorização adotada pelas seguradoras para identificar o perfil do motorista. Dependendo do perfil, a seguradora pode oferecer um bônus para o motorista que mais minimiza a chance de sinistros.

Basicamente, o desconto funciona da seguinte forma: quanto menor a possibilidade de sinistros, mais barata é a proteção. Claro que o inverso também existe: quanto maior a possibilidade, mais caro o seguro de carro.

Como funciona a tabela de classe de bônus do seguro?

A tabela de classe de bônus do seguro funciona numa escala de 0 a 10, onde você avança de ano a ano sem sinistros. Quando você contrata pela primeira vezo seguro de carro , seu bônus é de classe 0.

Se você não registrar nenhum sinistro após o final do ano, ao renovar seguro, você ganha um bônus de classe 1 e assim vai. Ele cresce (ou abaixa) conforme seu histórico de sinistros, pois é um termômetro do seu perfil como motorista.

Dessa forma, quanto mais tempo sem sinistros, maior o desconto na renovação de seguro. Agora, se registrar muitos sinistros ao ano, é maior o risco de um seguro mais caro na renovação.

Quanto costuma ser o desconto ao renovar seguro?

O desconto é calculado em porcentagem e varia de acordo com as políticas da seguradora. Contudo, em exemplo, é comum que a classe de bônus 1 tenha um desconto em torno de 5%, progredindo entre 3-5% a cada estágio.

Para entender melhor o desconto, é importante que consulte a apólice ou se informe com seu consultor.

O valor do seguro depende apenas de você?

Apesar de abaixar o preço após renovar seguro, esse não é o único aspecto considerado no cálculo. Por exemplo, se aumentar a incidência de roubos de determinado veículo, todos os donos desse tipo são atingidos.

Afinal, a seguradora considera que há maior risco de roubo do seu veículo. Contudo, com a classe de bônus, você impede um acréscimo ainda maior.

Quando há ganho e perda de bônus do seguro auto?

Como dito anteriormente, você ganha o desconto de classe de bônus quando registra nenhum sinistro. Você ganha uma classe também quando faz a renovação de seguro em até 30 dias do vencimento da apólice.

Quando você demora de 31 a 60 dias, você ainda mantém a classe, apenas não sobe ela e não ganha um desconto maior.

E como há perda de bônus do seguro auto?

Renovação atrasada do seguro

Após 60 dias do vencimento da apólice, você começa a perder classes de bônus, de acordo com as diretrizes da seguradora. Os prazos que podem ser aplicados são:

De 61 a 90 diasRedução de 1 classe
De 91 a 120 diasRedução de 2 classes
De 121 a 150 diasRedução de 3 classes
De 151 a 180 diasRedução de 4 classes
De 181 a 210 diasRedução de 5 classes
De 211 a 240 diasRedução de 6 classes
De 241 a 270 diasRedução de 7 classes
De 271 a 300 diasRedução de 8 classes
De 301 a 330 diasRedução de 9 classes
Acima de 330 diasSão excluídas todas as classes
Tabela 1.1 Classe de bônus de seguros

Sinistro de perda parcial ou total

Ao acionar a seguradora para tratar de um sinistro com perda parcial (por exemplo, por causa de colisão), é diminuída uma classe de bônus. Em caso de perda total, quando os danos passam de 75% ou há roubo/furto, ocorre a mesma coisa: redução da classe.

Conserto de terceiros

Se você possuir a cobertura para conserto de terceiros, realizar esse reparo, também lhe é descontada uma classe de bônus. Basicamente, se provocar danos ao carro de outras pessoas, você perde uma classe.

Seguro para passageiros

Assim como na situação anterior, ocorre se você tiver uma cobertura de assistência para passageiros ou seguro de acidentes pessoais. Se você utilizar desse serviço da seguradora, também é reduzida uma classe de bônus.

Mudança de categoria do seguro

Se você tiver contratado um plano de cobertura completa e, enquanto vigência do atual plano, mudou para uma cobertura mais simples, há redução também. Nesse caso, a quantidade de bônus perdido fica a cargo da seguradora.

Há situações onde não há perda de bônus do seguro auto?

No seguro auto, há processos que não acarretam em ganho e nem em perda de bônus, onde você utiliza do seguro sem descontos. Confira agora quais são abaixo!

Assistência 24 horas

O atendimento diário para ocorrências é disponível para o segurado sem retirar nenhuma classe de bônus. Acontece que casos para assistência 24 horas não são considerados sinistros.

Troca de seguradora

Se for necessário mudar de seguradora ou de automóvel, você pode levar os pontos de classe juntos para o novo contrato. Se a nova seguradora não lhe incluir na mesma classe de antes, você pode comprovar seus pontos na Central de Bônus FENASEG.

Ela é uma forma de base de dados da seguradora, que é capaz de comprovar seu bônus. Claro que a concessão do benefício fica a critério da seguradora, pois não há órgão que regulamente e obrigue as empresas a utilizar do bônus.

Isso é um diferencial que você pode encontrar na seguradora, sendo uma forma dela lhe manter como cliente.

Como saber a classe de bônus do seguro?

Como saber a classe de bônus do seguro? Muito simples, basta verificar a apólice. Sua atual classe de bônus sempre consta na apólice. Caso não encontre a informação, basta entrar em contato com o corretor, que pode lhe informar melhor.

De qualquer forma, você pode estimar sozinho a sua classe. Para isso, basta calcular por quantos anos você possui o seguro e diminuir desse valor quantas vezes acionou ele em casos de sinistros. A diferença entre os dois é a sua classe de bônus.

Conclusão

Todo sinistro acarreta em algum custo para a seguradora – e esse custo aumenta ainda mais com maior número de sinistros ao ano. A classe de bônus existe para que o motorista tenha ainda mais noção de segurança ao dirigir.

Com a classe de bônus, o motorista passa a tomar mais medidas de segurança, de forma a ter mais descontos com a seguradora. Contudo, é importante também contar com uma seguradora que lhe garanta esse desconto!

LSI: tabela classe de bônus seguro, perda de bônus seguro auto, como saber classe de bônus seguro.

Palavras-chave secundárias: seguro de carro, seguro auto, sinistros, renovação de seguro, seguradora, bônus seguro, renovar seguro.


Tenha um seguro que é como você, digital!

Artigos Relacionados

landmarks of modern city,financial district in China.
Seguros
Saiba quais são as 5 maiores seguradoras do Brasil. Neste artigo falamos um pouco mais sobre cada uma delas.
carro-financiado
Dicas - Seguros
O modelo de financiamento ainda é uma das formas de pagamento mais praticadas para a...
homem-dirigindo-com-seguro
Seguros - Seu Carro
A Segup vai te explicar mais sobre como contratar a seguradora adequada e a conhecer melhor sobre todos os produtos de seguros.
homem assustado
Dicas
Todos que possuem um plano de saúde ficam ansiosos ao final do ano com o...