O que é um endosso e como funciona?

Seu seguro de forma simples e rápida

Encontre os melhores artigos

O que é um endosso e como funciona?

Quando entramos no mundo dos seguros, é comum nos depararmos com palavras e situações que não conhecemos por não estarem presentes em nosso dia a dia, tais como sinistro, prêmio, bônus e franquia.

Entender esses termos é vital para garantir que você irá compreender o serviço que está contratando, e também que não vai correr o risco de sair no prejuízo caso deixe algo de fora da cobertura.

Confira neste artigo o que é um endosso e como ele funciona em uma apólice de seguro automotivo.

O que é um endosso?

Um dos termos mais importantes que você precisa conhecer é o endosso, ou aditivo do contrato de seguros. Ele será seu melhor amigo no processo de manutenção do contrato, já que é através dele que são realizadas todas as alterações na apólice, como:

  • Mudanças de dados do contratante (nomes ou documentos que constam de forma errada)
  • Mudança de endereço do contratante (mudar para uma área mais ou menos perigosa pode alterar o valor do serviço)
  • Adição ou exclusão de coberturas (roubo, furto, fenômenos da natureza, partes específicas do carro, carro reserva, etc)
  • No caso de um seguro automotivo, adição de acessórios como rádio e aparelho de som
  • Adição de condutores
  • Mudança do local de uso/estacionamento do veículo (estacionado na rua, ele estará exposto a maiores riscos)
  • Mudanças de dados de pagamento

Deve-se sempre notificar a corretora sobre mudanças, por menores que sejam, já que sua restituição pode ser negada caso ocorra uma situação que fuja do que está previsto na apólice (e ninguém merece sair no prejuízo).

Você pode entender melhor quais os diferentes tipos de seguro e o que pode negar o pagamento ao cliente aqui.

Porém, não basta somente conhecer o que é o endosso, é necessário também entender como ele funciona e quais as possíveis consequências dele.

Como funciona um endosso?

Ao notificar a corretora sobre essas alterações no risco, ela irá realizar uma cotação para averiguar se haverá alteração no prêmio (preço pago pelo seguro), que pode aumentar ou gerar uma restituição caso diminua (isso se aplica a pagamentos em parcelas maiores ou anuais, e a restituição será referente ao período ainda não utilizado do serviço).

Depois de você aceitar a cotação, a proposta será enviada para a seguradora, que por sua vez terá 15 dias para aceitar e emitir o documento, podendo requerer vistorias ou inspeções de risco.

Lembrando que o endosso não possuirá custo se as novas informações não acarretarem na alteração do prêmio, afinal, a ideia é que ele seja realizado constantemente a cada mudança que ocorrer.

Fazer um endosso ou fazer um novo contrato de seguro?

Já vimos o que é o endosso e como ele funciona, devendo ser feito sempre que houver qualquer alteração nas condições da apólice.

Porém, por vezes, o valor e as condições do serviço podem ficar completamente diferentes. Nesse caso, vale mais manter o seguro atual ou fazer um novo?

A resposta, como quase tudo na vida, é: depende.

Pode ser do interesse do contratante manter o serviço corrente, cabendo a decisão de o mudar 100%, porém é importante estar aberto a novas opções que podem oferecer melhor custo-benefício.

Mas, cuidado, às vezes preços atraentes demais podem te enganar e te levar a contratar um serviço que oferece menos segurança, por exemplo, em uma associação de proteção veicular.

Também é importante esperar todo o período até a validade da apólice, pois pode ser cobrada uma multa pelo cancelamento ou você poderá sair no prejuízo por não receber de volta o dinheiro já pago (caso o tenha feito).

Além disso, com o fim do contrato você pode ganhar uma classe de bônus caso não registre nenhum sinistro no processo. O bônus é um desconto fornecido aos motoristas que possuem menor chance de pedir sinistros, e esse desconto pode ser usado em outras seguradoras por estar atrelado ao contratante e não ao veículo.

Conclusão

Resumindo, neste artigo aprendemos mais sobre o que é e como funciona um dos documentos mais importantes do serviço de seguro, o endosso.

Vimos que é de extrema importância sempre deixar a seguradora atualizada sobre as condições em que você e o objeto segurado se encontram, dessa forma ninguém é pego de surpresa e o cliente não corre o risco de sair no prejuízo.

Também entendemos o fácil e relativamente rápido funcionamento do processo desse documento, além da necessidade de estar sempre atento a outras possibilidades caso as alterações façam com que o serviço perca o custo-benefício.

Por fim, em caso de qualquer dúvida a respeito do melhor seguro para suas necessidades, é só entrar em contato com a gente. A SegUp estará pronta para te ajudar a escolher a opção mais completa e mais em conta para você, afinal ninguém precisa pagar caro demais para estar bem protegido.

LSI: o que é um endosso e como funciona

Palavras-chave secundárias: seguro, risco, prêmio, bônus de seguro

Tenha um seguro que é como você, digital!

Artigos Relacionados

homem-apontando-para-dica
Dicas
Se você deseja obter a CNH e no momento não tem condições financeiras para arcar...
Car mechanics, workers, customers, satisfaction / Auto car repair service center.
Dicas - Seu Carro
Para quem busca comprar ou vender um carro usado, o laudo de vistoria veicular é...
homem-machucado-sinistro
Dicas - Seguros - Seu Carro
Dentro do universo dos seguros, há muitas palavras típicas do mercado: prêmio, cobertura, sinistro, entre...
image-pcd
Dicas - Seu Carro
A isenção para PCD (Pessoa Com Deficiência) é uma medida bastante popular no país. Ela...