A assistência 24 horas é, sem dúvidas, o serviço mais utilizado em qualquer seguro auto. Ela acumula uma série de serviços disponíveis o dia todo para o cliente sem nenhuma complicação – basta chamar.
Contudo, ainda há muitas dúvidas acerca desse recurso. Ele é igual para todas as seguradoras? Ele cobra franquia de seguro ou impacta na classe de bônus do seguro? Pode ser solicitado toda hora?
É pensando nessas questões que produzimos o artigo abaixo e o convidamos para entender mais sobre a assistência veicular 24 horas!
O que é a assistência 24 horas para veículos?
“A quantidade de serviços encontrados na assistência veicular 24 horas depende da seguradora que contratar.”
A assistência 24 horas se trata de um recurso padrão na maioria dos seguros praticados pelas seguradoras. Ela engloba uma série de serviços disponíveis a qualquer hora do dia, todo dia, para o segurado.
Esses serviços são utilizados em atividades cotidianas do motorista, como pneu furado ou pane elétrica. Quando contratados individualmente, podem apresentar um valor alto, mas quando na assistência 24 horas do seguro, apresentam um valor acessível.
Esses serviços podem ser acionados por telefone ou por aplicativo próprio da seguradora. Após ela receber a localização do segurado e saber qual é o serviço pedido, os profissionais são enviados para o local.
A franquia e a classe de bônus do seguro são afetadas pela assistência veicular 24 horas?
A classe de bônus do seguro se trata de um programa de pontos da seguradora, que são acumulados conforme não ocorrem sinistros. A cada renovação de contrato, o segurado pode ter um desconto ou sofrer um aumento de preço.
Contudo, a assistência 24 horas não configura como um sinistro, logo não é contabilizada. Da mesma forma, não ocorre a cobrança da franquia do seguro se o carro não precisar do conserto por perda parcial em oficina.
Assistência 24 horas para veículos pode ser solicitada toda hora?
Em algumas seguradoras, há um limite de vezes em que é possível acionar a assistência no ano. Isso é negociado com a seguradora, assim como a quantidade de serviços que serão prestados na cobertura.
É importante pontuar que quanto mais serviços na assistência 24 horas do seguro, maior o valor da sua apólice.
Assistência 24 horas: quais são os possíveis serviços no seguro auto?
Agora que conhece melhor a assistência 24 horas para veículos, é importante saber quais são os serviços prestados. Isso varia de seguradora para seguradora, sendo necessário entrar em contato com elas pelos canais de atendimento para saber.
Mas enfim, quais são as principais serviços no seguro auto?
Serviços de guincho e reboque
Os serviços de guincho e reboque são os mais comuns na assistência 24 horas dos seguros – e também os mais pedidos pelos segurados. Eles funcionam por quilometragem, como a cobertura até 50km da sua residência por exemplo.
Se passar da distância contratada, é necessário pedir por um guincho fora do seguro.
Pane elétrica
Quando há pane elétrica (por falta de bateria ou outro problema elétrico), é possível acionar a assistência 24 horas. A seguradora enviará um profissional para dar carga, trocar a bateria ou resolver qualquer outro problema elétrico.
Pane mecânica
Se o problema for na parte mecânica do carro, a assistência 24 horas também se encontra disponível, funcionando da mesma forma que na outra pane.
Pane seca
Quando ocorre a falta de combustível e a pane seca, é possível contatar a assistência 24 horas para obter um pouco de combustível.
Chaveiro
Se perder a chave ou quebrá-la, é possível contar com os serviços de chaveiro da assistência 24 horas. O profissional é enviado até a sua residência para resolver o problema.
Carro reserva
Se ocorrer algum problema com o seu carro que o faça ficar parado na oficina, é possível contar com o serviço de carro reserva. O veículo emprestado pode ser usado por 7, 15 ou 30 dias – até mesmo por tempo indeterminado.
Motorista amigo
Se estiver numa situação onde se encontra impossibilitado de dirigir, dá para contar com o serviço de motorista amigo. Um profissional é enviado para a sua localização e lhe conduzirá em segurança.
Hospedagem e transporte até o hotel
Dentro dos limites de distância, você pode contar com a hospedagem e transporte até o hotel mais próximo do local onde teve o sinistro. Essa situação ocorre quando você tem o problema muito longe de casa.
Na apólice, é definido o tempo limite de hospedagem, assim como a distância máxima do hotel.
Troca de pneus
Caso não saiba trocar o pneu, você pode contar com a assistência 24 horas para enviar um profissional que saiba.
Acesso para centros automotivos
Caso precise realizar serviços como alinhamento e balanceamento, a assistência 24 horas para veículos oferece o acesso aos centros automotivos.
Higienização e lavagem
Se o seu veículo enfrentar um estado de sujeira fora do normal (como numa inundação), é possível contar com os serviços de higienização e lavagem.
É importante ter uma assistência 24 horas completa?
Ao contratar um seguro e precisar definir os serviços da assistência 24 horas, você deve evitar duas coisas: contratar de menos ou contratar demais. É importante que tenha noção das suas necessidades para não parar em nenhum desses extremos.
Ao contar com a assistência 24 horas, deve saber quais serviços poderão ser mais frequentes para você. Dessa forma, será contratado apenas aquilo que precisa e não vai pagar por serviços que sequer vai utilizar.
LSI: assistência veicular 24 horas, assistência 24 horas para veículos, seguro assistência 24 horas.
Palavras-chave secundárias: seguro auto, pane seca, pane elétrica, serviço de guincho, carro reserva, motorista amigo, classe de bônus do seguro, franquia do seguro.