Como financiar um carro? Saiba como funciona o financiamento, leasing e consórcio.

Seu seguro de forma simples e rápida

Encontre os melhores artigos

Como financiar um carro? Saiba como funciona o financiamento, leasing e consórcio.


Na hora de comprar o seu carro, a escolha do seu financiamento precisa ser escolhida com muito cuidado. Neste artigo você verá todos os pontos positivos, negativos e até as metodologias de contratação dos principais modelos de financiamentos de veículos no Brasil.

Independente do modelo que você escolher, faça bem os cálculos e procure maiores informações sobre cada método de compra. Parcelar o veículo é um contrato de longo prazo, por isso é importante escolhermos bem para não nos arrependermos.



homem-comemorando-carro-novo
Financiamento de veículos. Saiba escolher a sua opção ideal. Todos os direitos reservados.

Qual o financiamento mais barato para veículos?


Vamos apresentar às três principais formas aqui, mas sem dúvida alguma você verá que em termos de custos, o consórcio exerce uma grande vantagem sobre o CDC (Crédito direto ao consumidor) e sobre o leasing. Em detalhes você verá que os consórcios não têm cobrança de juros, apenas taxas administrativas e isso pode representar uma grande economia na hora da compra do seu carro.

1. Financiamento (CDC – Crédito Direto ao Consumidor)


O CDC (Crédito direto ao consumidor) é o financiamento realizado pelos bancos ou por intermediário de instituições de crédito. Neste modelo de contratação, o veículo é vendido diretamente ao cliente final, porém, no documento constará que o carro está alienado a uma instituição de crédito. O que isto quer dizer? Quando você realiza um financiamento o seu carro é utilizado como garantia para que você pague as parcelas do financiamento em dia, ou seja, caso você ultrapasse o prazo de inadimplência o banco poderá pedir a apreensão do seu veículo.

Quais as taxas de um financiamento?


O CDC possui taxas maiores, muito dos valores são variáveis de acordo com o seu Score de crédito. Cada um dos bancos realiza uma análise diferente. Contudo, as taxas são em média de 1,2% ao mês. Isso quer dizer que quanto mais tempo você financiar o veículo, mais juros você irá pagar. Além disso, os financiamentos CDC sofrem incidência de IOF (Imposto sobre transações financeiras) e outras taxas que podem ser obrigatórias pelo seu banco.
Negociar bem suas taxas de financiamento é até mais importante do que negociar um bom preço no seu veículo. No longo prazo uma redução de 0,05% pode representar uma redução de XX% em 60 meses.

Quais os benefícios e problemas do financiamento?


Os pontos fortes principais de um financiamento são: velocidade e praticidade. Neste modelo de negociação, com o crédito pré-aprovado pelo seu banco, você pode sair com o carro praticamente no mesmo dia.
O grande problema do financiamento são as altas taxas e custos embutidos pelos bancos. Além do custo elevado onde algumas vezes chega-se a pagar dois carros pelo preço de um, em caso de inadimplência você pode perder o veículo. Com a apreensão do veículo você pode perder grande parte dos valores já pagos e da entrada, por isso, lembre-se de manter suas parcelas em dia.

2. Leasing


O Leasing utiliza de uma metodologia de preços muito similar ao financiamento tradicional (CDC). Contudo, existem algumas características individuais dessa metodologia. Como o nome que vêm do inglês significa aluguel e o contrato segue o mesmo principio do nome. Em muitos dos casos a taxa tem um valor um pouco inferior, mas muito próximo ao financiamento, o desconto da mensalidade pode ser de até 5%, contudo, o leasing tem suas desvantagens que vamos esclarecer mais abaixo.

Quais as taxas de um leasing?


O leasing possui uma estrutura de preços muito similar ao CDC. Sobre os valores de financiamento existe a cobrança de IOF e pode haver a obrigatoriedade da contratação de seguros especiais.

Quais os benefícios e problemas do leasing?


Em um contrato de leasing, o proprietário do veículo é o Banco ou instituição financeira. Com isso o valor que você paga nada mais é um contrato de aluguel onde no final do período o banco te entrega o veículo.
Este é um modelo de contratação muito utilizados por empresas, pois, as multas não são identificadas diretamente ao condutor e sim a instituição bancária, contudo, os valores das multas são aumentados.
No leasing a retomada do bem em caso de inadimplência é muito mais rápida, pois o veículo está no nome do banco. Caso você seja uma pessoa física, as taxas podem parecer atrativas. Contudo, não é recomendado para a compra do primeiro veículo, assim o pagamento adiantado de parcelas pode não ser uma vantagem.

3. Consórcio


O Consórcio é um modelo muito diferente dos financiamentos e vamos em outro artigo explorar profundamente as características dessa metodologia de compra. Um consórcio nada mais é do que um grupo de pessoas reunidas para comprar um mesmo bem, para ser contemplado com uma carta de crédito é preciso ser sorteado pelo grupo ou oferecer um lance de compra (Ler matéria completa sobre consórcios para saber mais). Este método de compra é aconselhado para quem pensa em comprar um carro, mas não tem tanta pressa para a aquisição do bem, ou já possuí mais de 50% do valor de entrada do veículo e deseja financiar apenas uma parte menor.

Quais as taxas de um consórcio?


Muito diferente do leasing e do financiamento o consórcio não possui juros. O consórcio cobra apenas uma taxa administrativa sobre o valor total do veículo que você quer comprar.

Quais os benefícios e problemas do consórcio?


A grande desvantagem do consórcio contra os outros modelos de compra é o fato de você ter que aguardar o sorteio ou precisar dar um lance de compra. Financeiramente o modelo de consórcios é muito mais vantajoso, de forma que as parcelas sofrem apenas alterações de acordo com a inflação e os períodos de pagamento podem chegar até a 72 meses, porém, sem o problema dos juros compostos que encarecem o financiamento de veículos.

Tenha um seguro que é como você, digital!

Artigos Relacionados

homem assustado
Dicas
Todos que possuem um plano de saúde ficam ansiosos ao final do ano com o...
mulher recebendo coroa premio
Dicas
Melhorar a qualidade de vida é o objetivo de qualquer brasileiro, um objetivo que passa...
homem em moto amarela
Dicas - Seguros
Ao buscar por um seguro de moto, é importante encontrar uma empresa que preste um...
homem-verificando-laudo
Dicas - Seguros
Para quem busca comprar ou vender um carro usado, o laudo de vistoria veicular é...