Quando falamos de seguros de automóvel, precisamos compreender o que pode afetar um cálculo. As seguradoras precificam os valores de seguros de acordo com três principais fatores: Perfil do motorista, veículo e hábitos de condução.
Essa estrutura de preço de seguros é construída através do questionário de contratação. Por isso a importância de responder os questionamentos de maneira mais prática possível e por esse motivo que os preços são diferentes.
Você provavelmente já escutou de muitos amigos que eles pagavam metade do que você paga no seu seguro hoje. Isso é graças as variáveis de preço do seu seguro.
Quais são os principais fatores de preço de seguros?
Os principais fatores quando o tema é precificação são: localização e veículo. O CEP de residência do veículo será utilizado pelas seguradoras para entender os índices de roubo daquele veículo naquela determinada região. Vejamos um exemplo: imagine que você tem um Celta em um CEP da zona sul da capital, onde os roubos de Celtas são muito frequentes. Logo a seguradora entenderá que o risco do seu carro ser roubado será alto e isso aumentará o valor do seu seguro.
Tipo de veículo é o segundo fator mais importante. Além é claro, do valor do carro impactar no preço do seu seguro. Veículos esportivos e de maior potência, tendem a ter o seu preço elevado, pois nas seguradoras é maior o índice de acidentes com perda total em veículos de maior potência. Abaixo vamos falar um pouco mais sobre os outros fatores:
Perfil do condutor principal
Este é um dos principais fatores. Se você tem menos de 30 anos, seu preço pode ser impactado negativamente, mas este peso pode ser aliviado caso você já tenha seguro de automóvel a um bom tempo. Sua idade é o principal fator de precificação das seguradoras e a sua profissão e dados adicionais não apresentam impacto maior.
Índice de Roubo dos Veículos
Como falamos acima o índice de roubo de veículos é um dos principais fatores agravantes. Se você sabe que seu veículo é frequentemente roubado, isso já pode ser um sinal de alerta na hora de escolher o seu veículo. Carros que têm um maior IRV, tendem a ter preços muito mais altos nas apólices de seguros.
Região de circulação (CEP)
O CEP terá um impacto negativo caso o IRV, citado acima, tenha uma alta taxa de roubo do seu veículo na sua região. Índices de criminalidade na sua região podem impactar negativamente no seu preço do seguro, por isso é muito importante manter a atenção na hora de escolher e proteger o seu veículo.
Como fazer uma cotação de seguros?
Essa é a parte simples, e é para isso que estamos aqui! Além de ser digital a SegUp está pronta para te auxiliar na escolha do seu seguro ideal. Para calcular o preço de um seguro você precisará ter em mãos os dados do veículo que você planeja adquirir, ou já possuí e todos os seus dados pessoais. Os questionários de comportamento são simples, questionando apenas onde o veículo será guardado e como.