Golpes na venda de carro: conheça os principais!

Seu seguro de forma simples e rápida

Encontre os melhores artigos

Golpes na venda de carro: conheça os principais!

Golpes na venda de carro não são exatamente uma novidade – desde sempre existiram pessoas que se aproveitam do desejo por carros dos outros. Contudo, na internet, o estelionato na compra de veículos se tornou ainda mais comum.

No golpe, há o estelionatário, com uma tática bem armada, e a vítima, um ávido comprador que não quer perder o ótimo negócio. O problema é que as vezes o negócio é bom demais para ser verdade – e na verdade, não é mesmo.

Então, quais são os golpes mais comuns em compra e venda de carros? Prossiga com a leitura e veja como evitar os golpes na internet!

Quais são os golpes mais comuns na compra e venda de carros?

“O estelionato na compra de veículos é uma peça de duas partes: um criminoso esperto e um comprador ansioso.”

Fraude e estelionato são as atividades mais comuns na compra de veículos ou na venda de carro. O criminoso se aproveita da inocência e boa fé do comprador ou vendedor para se beneficiar, podendo:

  • Receber dinheiro por um veículo que não estava vendendo ou que não existe;
  • Receber o carro, mas sem ter de fato pago por ele.

Para que o comprador ou vendedor não caia nessa arapuca, é necessário que ele seja melhor informado. Para ajudar nisso, aqui vão os golpes mais comuns em compra e venda de carros!

Veículo fantasma

O veículo fantasma é um clássico caso de estelionato na compra de veículos. Nele, o golpista anuncia a venda do carro por um preço muito abaixo do mercado em diferentes meios de comunicação. Muitas condições vantajosas são oferecidas.

O interessado então entra em contato, mas é informado que o carro se encontra em outro estado. Contudo, o estelionatário fala que o veículo pode ser entregue para todo o Brasil, oferece diversas fotos e vídeos e até convida para vê-lo pessoalmente.

Mesmo que o comprador queira ou não queira ver o veículo pessoalmente, o criminoso fala que há outro interessado. Para não vender a ele, o primeiro comprador deve realizar a transferência bancária do valor de entrada. Aí está o golpe.

Direto da fábrica

O golpe do “carro direto da fábrica” é bem mais elaborado. Aqui, o criminoso se diz amigo, parente ou funcionário da montadora e fala que pode vender um veículo direto da fábrica. Claro que ele vai fazer isso com um belo desconto para funcionários.

O golpista mais ousado até chega a convidar o comprador para a fábrica da montadora. Lá, ele encontra, coincidentemente, o tal funcionário saindo, pois está em final de turno. Ele possui crachá falso, tabelas de preço e outros documentos bem “oficiais”.

Em certo momento, o golpista fala que o pagamento total ou parcial do veículo deve ser adiantado e que precisa sair da conta do funcionário. Se o comprador faz a transferência, bem, acaba caindo num golpe.

Anúncio clonado

O anúncio clonado é um dos golpes na internet mais comuns na compra de veículos. Nesse golpe, existe uma pessoa que realmente está vendendo um carro usado, mas é o golpista quem encontra o anúncio.

Ele se apodera das fotos e cria outro anúncio, em outra plataforma de venda, com um valor muito abaixo do mercado. O interessado entra em contato com o golpista e recebe todas as informações, sem suspeitas.

Contudo, o golpista fala que está ajudando um parente dele a vender o carro. O possível comprador quer conhecer o veículo pessoalmente e o golpista agenda a visita. Ele fala que caso o interessado goste do carro na visita, ele deve realizar um depósito.

Nisso, duas coisas ocorrem:

  • O criminoso entra em contato com o verdadeiro vendedor e inventa uma história para agendar a visita do interessado. Pede para que o vendedor não o cite por algum motivo;
  • O criminoso pede para que o interessado não comente sobre ele ou sobre a oferta. Na vistoria, apenas o interessado e o verdadeiro vendedor estarão presentes.

Com isso, duas vítimas podem ser feitas no golpe!

Falso comprador de carros

O falso comprador de carros é um golpe simples que já não funciona tão bem, mas que ainda pode ser aplicado como um golpe na venda e compra de carros. A estratégia ocorre da seguinte forma:

  1. O falso comprador demonstra interesse na venda de um veículo por um anunciante digital e pede para encontrar o vendedor.
  2. No presencial, avalia todas as características do carro e fala que “já é dele”, pois quer fechar negócio. Ele então finge que faz uma transferência e até mesmo envia um comprovante falso.
  3. O vendedor nunca vai receber esse dinheiro, pois acaba de cair no golpe do falso comprador de carros, que foge o mais rápido possível.

Carro NP

No golpe do carro NP (Não Pago), o veículo em questão é financiado por laranjas, que podem ou não saber do uso do seu nome. O carro foi comprado em outro estado através de financiamento, que foi dividido em inúmeras parcelas que nunca serão pagas.

Por esse acúmulo de dívidas, o carro nunca poderá ser transferido legalmente. Os golpistas falam que não há problema, que o carro pode circular novamente, pois possui documento. O interessado fecha o negócio e acaba caindo num golpe.

Como não cair em nenhum golpe na venda de carro?

Infelizmente, golpes na internet ou presencialmente continuarão existindo por um longo tempo. Contudo, a vítima pode ser esperta e se prevenir na compra e venda de veículos. Algumas dicas são:

  • Evitar negociações com terceiros;
  • Certificar-se que o vendedor é proprietário legítimo do veículo;
  • Desconfiar de preços muito abaixo do mercado;
  • Desconfiar de vendedores que são “ex-funcionários” de uma empresa, que “trabalham” em montadoras” ou que “ganharam” o carro num sorteio;
  • Prestar atenção se o vendedor está muito apressado ou impaciente;
  • Evitar depósito antecipado sem todas as informações em mãos.

Essas são algumas das técnicas para evitar o golpe na venda de carro. Para lidar com os golpistas, é necessário ser mais esperto do que eles!

LSI: falso comprador de carros, estelionato na compra de veículos, os golpes mais comuns em compra e venda de carros.

Palavras-chave secundárias: golpes na internet, estelionatário, venda de veículos, compra de veículos, venda de carro, carro NP.

Tenha um seguro que é como você, digital!

Artigos Relacionados

Mulher com celular
Dicas
Em geral, as pessoas conversam mais sobre como contratar um plano de saúde e quais...
homem-com-carro-fechando-seguros
Dicas
Conheça mais sobre o Produto Allianz Auto. Veja nossas dicas e recomendações sobre o produto.
carro-financiado
Dicas - Seguros
O modelo de financiamento ainda é uma das formas de pagamento mais praticadas para a...
MotoristaSegurandoCelularComAppUber-680x383
Dicas
Para muitos brasileiros, trabalhar por meio de aplicativo de transporte é a melhor opção financeira....