Reajuste no plano de saúde em 2022

Seu seguro de forma simples e rápida

Encontre os melhores artigos

Reajuste no plano de saúde em 2022

Todos que possuem um plano de saúde ficam ansiosos ao final do ano com o resultado dos reajustes. É esperado que o reajuste no plano de saúde em 2022 seja alto, podendo chegar a um recorde próximo de 16%.

Atualmente, segundo a ANS, mais de 47 milhões de brasileiros usufruem da cobertura dos planos de saúde. Os planos de saúde individuais sofrem com o reajuste definido pela ANS, enquanto os coletivos são estabelecidos diretamente pelas operadoras.

Nesse cenário, o que esperar do reajuste do plano de saúde? Prossiga com a leitura desse artigo e aproveite para entender a importância de realizar uma nova cotação!

Reajuste no plano de saúde em 2022: quais são as expectativas?

“O aumento de itens diversos, a forte retomada dos procedimentos eletivos, o impacto de tratamentos de Covid longos e a incorporação de novas coberturas obrigatórias aos planos de saúde impactam diretamente no reajuste.” (FenaSaúde)

No ano passado, o índice de reajuste acabou sendo negativo, registrando um inédito -8,2%. Para o ano de 2022, a expectativa é que seja justamente o contrário: um recorde de aumento no preço dos planos médicos.

Segundo a Associação Brasileira de Planos de Saúde (Abramge), é estimado que o percentual de reajuste dos planos de saúde seja próximo de 15,8%. A Federação Nacional de Saúde Suplementar estima próximo disso, com 15,7%.

E quais foram os possíveis motivos para esse aumento na tabela de preços do plano de saúde?

  • Retomada dos atendimentos que foram adiados no ano anterior e a segunda onda de Covid, o que aumentou as despesas médicas em 2021
  • Inflação mundial dos insumos médicos e medicamentos, assim como a alta do dólar
  • Incorporação de novas coberturas obrigatórias aos planos de saúde

A partir de quando esse reajuste nos planos médicos deve valer?

Depois do cálculo, e da definição do índice pela ANS, o reajuste será aplicado pelas operadoras de saúde a partir do mês de contratação do plano. A base anual de incidência ocorre de maio até abril do próximo ano.

Dessa forma, se a definição do índice ocorrer só depois de maio, será possível a aplicação retroativa do reajuste.

Diferença entre os planos de saúde individual e coletivo

O reajuste no plano de saúde individual depende da definição do índice pela ANS. O mesmo não ocorre com os planos de saúde coletivos, já que não dependem da autorização da ANS.

Em 2021, o reajuste médio foi de 5,55% para os contratos de 30 vidas ou mais e de 9,84% para até 29 vidas. Dessa forma, caso queira migrar de um para o outro, é importante que considere os reajustes que cada um sofre.

Qual é a importância de fazer uma nova cotação do plano de saúde?

Se está em busca de um plano de saúde barato nesse cenário, é importante que realize uma cotação. A cotação do plano de saúde leva em consideração tudo que afeta o índice de reajuste e também o perfil de quem utiliza do plano.

Por que realizá-lo? Acontece que ao fazer a cotação, você descobre quanto vai pagar no próximo reajuste. Com isso, fica melhor informado para tomar a decisão entre ficar no plano atual ou buscar uma nova opção.

O ideal é que realize a cotação do plano de saúde de 3 em 3 anos. Com esse tempo, o segurado já possui mais embasamento para eliminar coberturas que não fazem sentido. Realizando essa cotação regularmente, é possível ter uma economia de até 40%.

Porém, deve ficar atento para o fato de que depois que mudar para um novo plano, terá que passar novamente pelos períodos de carência.

Como funciona o processo de cotação nas operadoras de saúde?

Normalmente, a cotação é um formulário a ser preenchido que fica disponível no portal da operadora. Para formalizar a cotação, é necessário entrar em contato por e-mail e na comunicação de acompanhamento com a empresa prestadora do serviço.

Depois, basta esperar e ter frequentemente contatos de acompanhamento com a empresa para entender o avanço do processo. Isso é importante para saber se é necessário revisar alguma informação.

Em geral, o tempo da cotação é de até 30 dias corridos. Contudo, o tempo muda conforme a operadora e o plano de saúde a ser cotado. Se o resultado for um plano de saúde barato, você permanece com a empresa.

Se não for esse o resultado, talvez deva considerar uma outra opção de cobertura ou de operadora.

Conclusão

A cotação é importante para qualquer pessoa que se preocupa em manter o plano de saúde mais barato. Também é necessário para saber qual é o custo-benefício do seu plano atual e se vale mais a pena mudar para um novo.

Tenha em mente o reajuste no plano de saúde em 2022 para realizar a melhor escolha. Levando em conta o aumento recorde, veja qual se encaixa melhor no seu orçamento!

LSI: plano de saúde, plano de saúde individual, plano de saúde barato.

Palavras-chave secundárias: plano médico, operadora de saúde, cotação plano de saúde, reajuste plano de saúde, despesas médicas.

Tenha um seguro que é como você, digital!

Artigos Relacionados

Mulher com celular
Dicas
Em geral, as pessoas conversam mais sobre como contratar um plano de saúde e quais...
mulher recebendo coroa premio
Dicas
Melhorar a qualidade de vida é o objetivo de qualquer brasileiro, um objetivo que passa...
carro-alagado-na-cidade
Dicas - Seguros - Seu Carro
Há certos danos materiais que simplesmente estão fora do seu controle – por desastres naturais,...
MotoristaSegurandoCelularComAppUber-680x383
Dicas
Para muitos brasileiros, trabalhar por meio de aplicativo de transporte é a melhor opção financeira....