Quando posso usar o carro reserva?

Seu seguro de forma simples e rápida

Encontre os melhores artigos

Quando posso usar o carro reserva?

Não é nada bom ficar sem carro após ele sofrer uma batida séria ou ser roubado – e as seguradoras sabem disso. É por isso que consta na maioria das apólices de seguro auto uma cobertura conhecida como carro reserva.

Ela se trata de uma cobertura adicional que garante ao segurado um carro alugado para uso, enquanto o carro com sinistro está no conserto. O prazo do aluguel varia conforme a seguradora, assim como o tipo de veículo alugado.

Dessa forma, o segurado não fica na mão. Mas como funciona essa cobertura e quando ela pode ser usada? Prossiga com a leitura do artigo e saiba mais sobre!

O que é o carro reserva e como funciona no seguro auto?

“O carro reserva é uma segurança extra que a seguradora garante para o motorista.”

O carro reserva se trata basicamente de um carro alugado pela seguradora para o segurado. Em geral, não é um carro da própria seguradora, mas sim de uma locadora parceira da empresa.

Ele é uma cobertura adicional na apólice do seguro auto, que é utilizada quando o motorista se encontra incapacitado de usar o carro com sinistro. Esse uso costuma ser por tempo limitado, mas também pode ser indeterminado, dependendo da seguradora.

Por quanto tempo é possível usar o carro reserva?

O carro reserva só é disponibilizado após a comunicação do sinistro, vistoria do veículo e autorização dos reparos ou da indenização. O prazo do veículo alugado depende do tipo de dano causado ao carro com sinistro:

  • Se for perda parcial do veículo, o carro reserva fica disponível durante o período de reparo do veículo segurado até o limite de diárias;
  • Se for perda total do veículo, o carro reserva fica disponível até o pagamento da indenização integral. O prazo é limitado à quantidade de diárias.

Há quatro tipos de diárias disponíveis, que são de 7, 15, 30 dias ou tempo indeterminado. O período de 7 dias é o básico, que pode ser estendido dependendo do tempo levado no conserto do veículo segurado.

Após o conserto do carro com sinistro, o reserva deve ser devolvido imediatamente, independente das diárias ainda não terem terminado.

Obs: a quantidade de diárias é negociada na apólice do seguro auto. Confira quantos dias você tem com o carro reserva sem pagar um valor adicional.

Qual costuma ser o modelo de carro reserva no seguro auto?

O mais comum é que seja um carro padrão básico com ar-condicionado, motor 1.0 e direção hidráulica. Em alguns casos, não há a presença do ar-condicionado.

Em outros casos, é disponibilizado:

  • Veículo de passeio com motor até 1.4, ar-condicionado e direção hidráulica;
  • Carro de luxo com motor 1.8 ou acima, ar-condicionado, direção hidráulica, travas e vidros elétricos.

O tipo de carro alugado depende do que foi contratado na apólice do seguro auto!

Quando posso usar o carro reserva?

O carro reserva é disponibilizado em três situações:

  • Perda parcial do veículo, onde o veículo sinistrado sofreu danos de até 75% do seu valor. Há o pagamento da franquia do seguro e da taxa do carro reserva (se ela for cobrada) pelo segurado;
  • Perda total do veículo, onde o veículo sinistrado sofreu danos acima de 75% do seu valor. Além do carro reserva, o segurado recebe uma indenização integral;
  • Roubo ou furto, onde o carro reserva é disponibilizado após a notificação do sinistro e o registro do Boletim de Ocorrência na polícia.

Após o registro do sinistro, a seguradora passará informações sobre como retirar o carro reserva. Ela indicará a locadora, que solicita a idade mínima de 21 anos do condutor e uma carteira de habilitação com 2 anos ou mais de uso.

No contrato de locação, são definidas as condições e cláusulas específicas da locadora, não da seguradora.

O carro reserva possui seguro auto?

Em alguns casos, o seguro de carros se estende para o carro reserva, mas é importante averiguar na apólice. Veja se há a cobertura e quais são as condições para isso!

O que acontece se as diárias acabarem antes do conserto do carro terminar?

Caso as diárias do seguro do veículo terminem, é possível prorrogar junto com a seguradora. Essa prorrogação pode não ser cobrada (já constar na apólice) ou ter um valor extra, que fica por conta do segurado.

É possível trabalhar com o carro reserva?

Em geral, o carro reserva é disponibilizado para o uso pessoal, não profissional. Porém, isso depende do que foi estabelecido no seguro de carros e se já foi informado à seguradora sobre o uso profissional do carro sinistrado.

Ao informar à seguradora que trabalha com o veículo, é possível sim continuar trabalhando com o carro reserva.

É possível usar o carro reserva sendo um terceiro no seguro de carros?

No caso de cobertura para terceiros, é possível sim. Nessa situação, o titular do seguro é o causador do acidente e o valor do prejuízo ultrapassa o da franquia do seguro. Sendo assim, o terceiro pode acionar o carro reserva.

Vale a pena o carro reserva no seguro de veículo?

Como se trata de uma cobertura adicional, o carro reserva é uma escolha unicamente sua. Para saber se deve ou não deve contratar, pondere o quão importante é o uso do carro no seu dia a dia.

Se você utilizar muito do seu veículo no cotidiano, seja de maneira pessoal ou profissional, talvez seja necessário contar com o carro reserva!

LSI: seguro de carros, apólice seguro auto, seguro auto.

Palavras-chave secundárias: carro com sinistro, carro alugado, perda total de veículo, veículo segurado, seguro de veículo.

Tenha um seguro que é como você, digital!

Artigos Relacionados

homem-machucado-sinistro
Dicas - Seguros - Seu Carro
Dentro do universo dos seguros, há muitas palavras típicas do mercado: prêmio, cobertura, sinistro, entre...
mulher-economizando-no-seguro
Dicas - Seguros
Ao lidar com seguro auto, seja na compra da apólice pela primeira vez ou ao...
Give me five, buddy. Photo of pretty dark skin lady raise arm up greets friends, overjoyed wear casual yellow t-shirt isolated green background
Seguros
Nós da SegUp queremos que você tenha um preço mais justo no seu seguro, e...
homem-comemorando-carro-novo
Dicas - Seu Carro
Na hora de comprar o seu carro, a escolha do seu financiamento precisa ser escolhida...